Grandes tendências e insights

para 2020 ser incrível! 

Essa é nossa retrospectiva e um report especial com o melhor de 2019 e o que vem forte em 2020. Novidades que rolaram aqui na produtora e inspirações para que este ano seja ainda

melhor que o anterior.

O vídeo se consolidou como a mídia queridinha das pequenas e médias empresas. Mais do que nunca, gerar conversas nas redes sociais se tornou prioridade para marcas e empresas locais. Marcas e grandes empresas investem cada vez mais em conteúdo com produções enxutas e de alta performance. Iluminação mais natural e menos maquiagem, o real está voltando a moda com força total.

 

Acompanhamos todas essas transformações e tendências do audiovisual e trouxemos para você junto aos nossos cases de 2019, que foi INCRÍVEL!

compartilhar

01. Séries e docs além da Netflix

2019 também estreamos no segmento das séries. Realizamos em parceria com o Yahoo! Notícias e o Alma Preta Jornalismo a série Melanina, lançada na plataforma do Yahoo! em novembro, com 05 episódios. Também gravamos um mini doc com a Meiuca Design, para a Youse e Projeto Viela. Encerramos o ano com um making of, com cara e linguagem de mini doc, da apresentação de um workshop do fotógrafo Renato Rocha Miranda.

Conheça mais desse case aqui!

Insights:
 

Contar histórias nunca sai de moda e após a onda do IGTV e mais minutos disponíveis nas plataformas, marcas começaram a utilizar com mais frequência esse tipo de conteúdo. Em grande parte, na onda das LIVES, um conteúdo autêntico.
 

Assim como as LIVES, os docs e mini docs tornaram-se cada vez mais comuns no universo de comunicação das marcas. O público quer se sentir mais conectado e a autenticidade com menos “produção” ganhou espaço para ficar.

02. O corporativo ficou mais cool!

Cada vez mais a linguagem corporativa está chegando próximo ao linguajar menos rebuscado dos colaboradores e em 2019 vimos este fenômeno ficar ainda mais forte. Marcas fazendo endomarketing em redes sociais, vídeos corporativos em formatos parecidos com os de YouTube. As mensagens saíram dos murais e ganharam nova roupagem, seguindo o que realizamos há mais de 2 anos com a Heineken em seu projeto mensal de comunicação, que em 2020 foi expandido para o setor de Trade da cervejaria.

Tudo isso não se limitou apenas ao endomakerting, os eventos corporativos também vêm sofrendo transformações, utilizando novas tecnologias em apresentações como palcos móveis, leds e projeções mapeadas.

Neste ano, cobrimos o maior evento de APIs do Brasil, o APICON 2019, que foi repleto de novidades do setor e uma vibe voltada a inovação e troca de experiências entre os profissionais presentes, reforçando ainda mais essa tendência de comunicação corporativa.

Conheça mais desse case aqui!

Insights:

Gerar mais conversas e fomentar o desenvolvimento de negócios. Todo congresso e evento tem como premissa, uma dessas ações. E nos eventos que acompanhamos em 2019, vimos uma crescente onda de informalidade e proximidade. Informalidade no sentido de trajes e antigos "rituais" em eventos corporativos. Outro fenômeno bastante observado é a maior participação da geração Z, desde os painéis até mesmo nas trocas com os seniores.

 

04. Lançamento de produto com relatórios diferentes

 Sabe aqueles relatórios de promotores em visitas que, por não fazermos as perguntas certas, nos faltam dados? Então, algumas marcas e empresas estão apostando em relatórios diferentes, como esse que realizamos para a Bauducco e Mix FM.

Insights:
 

Relatórios escritos, fotos da ação e outros dados são imprescindíveis, porém vimos que o vídeo vem ganhando espaço para mostrar em detalhes a sensação e recepção das pessoas frente a marca, além de simplificar e agilizar parte dos processos, quando necessário.

04. Ser natural, uma moda que veio para ficar 

Olhar para o natural de verdade está na moda. No primeiro trimestre do ano, recebemos um briefing que nos deixou bastante empolgados: criar um banco de imagens de momentos de consumo e catalogar uma das lojas do Hortifruti Natural da Terra. Uma referência em frutas e legumes na capital de São Paulo. A ideia principal era manter a loja em funcionamento durante a sessões e, com um casting perfeito para o momento, apresentar os momentos de consumo de um consumidor comum das lojas da rede. O material fora veiculado nos treinamentos internos da rede.

Pouca ou nenhuma maquiagem, loja em funcionamento, participação dos colaboradores e iluminação criada para apresentar a melhor hora da loja: a manhã de feira.

Um projeto feito em parceria com a agência WeJam. Conheça mais desse case aqui!

Insights:
 

Produtos funcionais, saudabilidade, zero glúten, tendências alimentares que ressoaram nos últimos anos, entretanto agora, mais do que nunca o orgânico e a feira de manhã vem sendo reverenciados e buscados com afinco por aqueles que valorizam cada vez mais sua saúde.

Uma tendência que vem forte da Europa para a fotografia é a da diminuição do uso do Photoshop em retratos. Uma onda que começou em meados de 2017 na França e que em 2019 se consolidou por lá em forma de lei, que puxou todo o mercado para essa tendência, celebrando assim o que é natural e real.
 

Maquiagens corretivas, retoques leves na pós-produção e até uma iluminação mais criativa, tudo isso vale e é muito bem vindo para os próximos anos, seguindo essa tendência. O que não vale é exagerar na pós.

edit: Na semana do dia 15, o Instagram tomou um decisão bastante polêmica, marcando fotos e conteúdo que utilizam Photoshop ou manipulados como fake news.

 

04.1. O verde tomou conta de várias formas

Já falamos dessa tendência natural, mas aqui também vale uma menção bastante importante pois essa tendência vem crescendo no público mais conectado de todos,  os jovens.

 

Uma das grandes surpresas do ano e na contramão da tecnologia cheia de gadgets e superstruturas, recebemos o Ateliê Botânico Terra Jardim. Literalmente um ponto verde no meio da região cinza do entorno da Avenida Paulista em São Paulo. Hoje, um cliente aqui da casa, o ateliê gera conteúdo focado em branding e apresentar seus produtos nas redes sociais.

1/10

Conheça mais desse case aqui!

Insights:
 

Falar de natureza não é apenas se preocupar com as últimas notícias. É também pensar dentro de casa, gerar qualidade de vida e desenvolver um ambiente sustentável para o dia a dia. A geração Z (nascidos em meados dos anos 90) fala mais e se preocupa muito mais com a natureza do que as outras gerações.
 

Urban jungle, suculentas na mesa de trabalho, terrários em casa. Não é mais apenas as avós que têm plantas em casa. Para conversar melhor com esse público, é melhor deixar os preconceitos e estereótipos de lado.

 

"A realidade preocupa esses jovens, que desejam arregaçar as mangas e fazer algo por ela. Nada menos do que 85% disseram estar dispostos a doar parte do seu tempo para alguma causa." Thinking with Google

05. Floripa bombando o ano todo!

Festivais de música o ano todo, empresas migrando para os pólos de tecnologia locais, eventos pró diversidade, essa é a Florianópolis atual, efervescente. Estivemos na ilha para cobrir dois grandes eventos, um o festival multicultural, o Arvo e a Parada LGBTQI+, que segue forte e mais significativa para todos os habitantes da ilha.

Insights:
 

Pense fora do eixo RJ-SP, mas leve as inovações e ideias que colocaria nessas praças. O público dos eventos de cidades menores estão de olho no que rola nas grandes cidades e querem receber a mesma atenção e cuidado que receberiam se estivessem nas mesmas. O grande diferencial de trabalhar em praças menores é a proximidade com o público e o feedback quase que instantâneo.

Vale a pena agir localmente, mas com pensamento global.

 

© 2019 por 4x Produções.

01